Existem diferentes tipos de whisky, cada um com seu próprio sabor e características. Infelizmente, também há muitos produtos falsificados no mercado, que podem ser difíceis de identificar. Vamos analisar alguns pontos, que possam te ajudar a identificar um whisky original.
Embalagem e selo IPI: a embalagem de um whisky verdadeiro deve estar inviolável e ter todas as informações necessárias, em português, assim como o selo IPI deve ser visto como lacre da garrafa. Todo whisky no Brasil, obrigatoriamente, deve conter o selo IPI. A ausência desse selo, em uma garrafa lacrada, é um forte indicativo de que aquele whisky pode não ser original.
Rótulo: o rótulo de um whisky verdadeiro deve incluir informações registradas sobre o produto em português. Normalmente colados na parte de trás da garrafa.
Sabor: o sabor pode ser muito complicado de se verificar, principalmente, se estiver começando na jornada do whisky. Contudo, se você sabe qual é o gosto de seu whisky favorito, e ao comprar uma nova garrafa e notou uma grande diferença de sabor, parecendo que está bebendo álcool puro ou até mesmo gasolina. Com certeza seu whisky fora adulterado ou trocado por uma bebida de qualidade inferior.
Preço: Um valor muito abaixo do padrão de mercado, é indicativo de que o whisky pode ser falso ou contrabandeado.
Por fim, identificar se um whisky é verdadeiro pode ser desafiador, mas essas dicas podem te ajudar. Se algo parecer suspeito, é melhor evitar a compra. Lembre-se de sempre de comprar em locais oficiais e de sua confiança.