Você vai ler agora uma forma resumida das 6 etapas na produção de um whisky. Se você tem curiosidade em saber sobre como o whisky é feito, então este artigo é para você!
O whisky é um dos destilados mais antigos e sofisticados do mundo. Além de ser conhecido por sua complexidade de sabores e aromas, trata-se de uma bebida que requer habilidade e paciência para ser produzida.
A produção do whisky se dá por uma mistura de:
grãos, água e levedura, que é um tipo de fermento.
Primeiro se prepara os grãos. No caso da cevada existe o processo da maltagem, que consiste em acelerar o processo de germinação da cevada. Esse processo leva mais ou menos 7 dias e faz-se isso pois a cevada germinada, produz açúcares através do amido, algo que não ocorre com outros grãos.
O milho por exemplo é cozido sob pressão por 30 minutos para poder liberar as enzimas que quebrarão os amidos em açúcares fermentáveis.
Segundo se cozinha os grãos. Uma vez os grãos preparados, eles são triturados (grist) e transferidos para um enorme Tonel, nomeado de Mash tuns. Nessa enorme panela, a cevada maltada é misturada com água quente, com o intuito de extrair os açúcares solúveis do amido. Esse processo acontece entre 2 ou 3 vezes, e o produto resultante se chama mosto.
Na terceira etapa acontece a fermentação. Se coleta o mosto da etapa anterior, e transfere ele para grandes tonéis de madeira, chamado de washback. Nesse recipiente é que são colocados as leveduras, para começar o processo de fermentação. Em até 5 dias o mosto fermentado estará pronto. O produto que temos agora se chama wash.
É aqui que a cerveja e o whisky (de cevada maltada) se separam. Pós esse processo de fermentação você tem algo muito próximo de uma cerveja, porém a cerveja segue um caminho de bebidas fermentadas e o whisky segue outro, que é o caminho dos destilados.
Na quarta etapa temos a destilação que é basicamente o processo de separar o álcool da água, através da evaporação. Se coloca o wash em uma enorme panela de cobre (alambique ou pot still). Na Escócia é muito comum e quase regra de realizarem um processo de dupla destilação.
O resultado final após a dupla destilação é um new spirit com um teor alcoólico aproximado de 70%
Na quinta etapa temos a maturação onde se coloca o new spirit para envelhecer em barril de carvalho. Aqui é um universo a parte e será discutido separadamente em outro post. Mas em resumo, o whisky é colocado para envelhecer em um barril de carvalho por pelo menos 3 anos (escoceses).
Na sexta e última etapa temos o processo de filtragem e engarrafamento Agora chega a etapa mais delicada e artística do processo. O Master Blender tem a missão de harmonizar os whiskys dentro dos barris, de diferentes anos, a ponto a chegar em um whisky que ele julgue pronto para ser engarrafado. Nesse processo alguns detalhes ocorrem, pode se realizar o processo de filtragem, introduzir ou não xarope de caramelo para padronizar a cor do whisky, diluição em água até chegar ao percentual alcoólico ideal para ser engarrafado.